Essas 2 técnicas fáceis de aplicar te ajudam a se organizar financeiramente esse ano!

Antes de começar a investir eu aprendi como me organizar financeiramente. Essa organização pode trazer clareza à sua situação financeira atual para que possa desenvolver metas alcançáveis ​​que façam sentido na sua vida.

Para conseguir o que deseja na vida, é preciso definir algumas metas. Mas isso pode ser difícil de fazer quando você não tem certeza para onde vai todo o seu dinheiro ou quanto tem hoje (Patrimônio Líquido).

Mas por onde começar? Desde o bom e velho lápis e papel até as plataformas baseadas em nuvem que acompanham todas as suas contas! Existem uma gama de opções para quem quer colocar sua vida financeira em ordem. A boa notícia é que você não precisa gastar um centavo para começar a se organizar.

Isso porque tudo se resume a entender duas fórmulas simples de compreender. E não é preciso ser um contador para entendê-las também! Depois de ter essas informações, você estará mais bem preparado para aproveitar as ferramentas financeiras de que gosta. Em breve estará no caminho certo para definir metas realistas, perseguindo-as e, eventualmente, alcançando-as.

No meu aprendizado de como me organizar financeiramente essas duas fórmula financeiras pessoais foram essenciais para saber onde eu estava financeiramente.

1. Seu balanço patrimonial

Resultado de imagem para investment house

Um balanço pessoal fornece uma imagem instantâneo do seu patrimônio líquido. É uma estrutura simples para você entender o que é seu patrimônio líquido e a diferença entre seus ativos e passivos.

Ativos – Passivo = Patrimônio Líquido

Ativos são itens que você possui. Como sua casa, investimentos e dinheiro que disponível em sua conta bancária. Tudo o que você possui é totalizado em uma somatória unica.

Passivo são suas dívidas e obrigações. Representam tudo o que você deve! Como o saldo devedor do financiamento habitacional, financiamento de carro, saldos de cartão de crédito e empréstimos estudantis. Estes são somados e subtraídos de seus ativos para lhe dar seu patrimônio líquido.

Agora, se você é um jovem profissional recém-saído da faculdade, é provável que seu patrimônio líquido seja negativo. Isso é ok porque você só tem acumulado dívidas nos últimos anos e não teve a chance de aumentar seus ativos.

No entanto, se você  passou dos 50 anos com um patrimônio líquido negativo, eu ficaria muito preocupado. Conhecer seu balanço é importante, mas é apenas metade da equação e não pode ser analisado isoladamente.

Essa métrica foi basilar quando aprendi como me organizar financeiramente. Agora é a segunda parte, vamos examinar seu fluxo de caixa.

2. Seu Fluxo de Caixa

Resultado de imagem para cash flow

O fluxo de caixa representa a diferença entre sua receita e suas despesas, geralmente mensurada mensalmente.

Receita – Despesas = Fluxo de Caixa

Como resultado você terá um fluxo de caixa positivo ou negativo. Fluxo de caixa só pode ser melhorado fazendo mais dinheiro ou gastando menos, é isso. Simples de entender, difícil de executar.

O fluxo de caixa mede a forma como estamos ganhando e gastando dinheiro ao longo de um período de tempo distinto. Já o Balanço Patrimonial é um retrato instantâneo que mostra o acúmulo de uma vida inteira de poupança, investimentos e dívidas de médio e longo prazo.

A maneira mais fácil de acompanhar seus gastos é mudar as suas crenças financeiras. Uma saída para acompanhar suas despesas no cartão de crédito é o app Guia Bolso. Esse é um serviço on-line gratuito que coleta informações de todas as suas contas e as classifica automaticamente para você.

Outra opção é baixar nossa planilha financeira orçamentária. Busque ter uma compreensão clara de para onde vai seu dinheiro e, mais importante, se seus gastos estão alinhados com seus objetivos e sonhos.

Indiscutivelmente, a coisa mais eficaz que pode fazer para garantir seu sucesso financeiro é viver dentro de seus termos. A métrica inicial é gastar menos do que ganha. Isso faz total sentido, mas no mundo de hoje é muitas vezes difícil de fazer.

NÃO TENHO CONTROLE DO MEU FLUXO DE CAIXA. BAIXE AQUI SUA PLANILHA DE FINANCEIRA MENSAL!

Colocando as duas demonstrações financeiras juntas

Resultado de imagem para cash flow

O balanço patrimonial e o fluxo de caixa são duas imagens diferentes da sua saúde financeira. Eles trabalham em sinergia: um afeta o outro.

Todas as coisas caminham no mesmo sentido. Se o seu fluxo de caixa for positivo, o seu patrimônio líquido deve subir. Se economizou R$100,00 a mais do que gastou no mês passado, esse dinheiro iria para sua conta bancária e aumentaria seus ativos, aumentando assim seu patrimônio líquido.

Da mesma forma, se você gastar mais do que ganha em um mês e acumular dívidas de cartão de crédito, seu passivo (dívida de cartão de crédito) no seu balanço aumentará. Isso resultará em seu patrimônio líquido negativo.

Como me organizar financeiramente para sair do vermelho?

A menos que você seja um gênio em criar riqueza, como Warren Buffett, você tem recursos financeiros limitados para alcançar seus objetivos. Como uma pessoa acima do peso que não sabe com que peso começou, você não saberá quanto está gastando ou ganhando, a menos que tenha uma ideia clara de onde está.

Sem essas métricas feitas não é possível saber se o modo que vive está de acordo com seus objetivos.

Comece hoje com uma compreensão clara de seus recursos para ajudá-lo a melhorar suas finanças. Depois de saber onde está, você pode tomar as melhores decisões financeiras para ajudá-lo na direção que deseja alcançar e atingir suas metas.

Gostou do artigo? CLIQUE AQUI e saiba como se organizar financeiramente ganhando pouco!


Seja um membro Financials se cadastrando na minha Newsletters! Fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE meu conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a saber essas dicas de como me organizar financeiramente!