Conheça agora os 10 maiores erros que os investidores iniciantes cometem

A ideia de fazer seu dinheiro trabalhar para você através de investimentos é atraente. É também uma das melhores formas de acumular riqueza. No entanto, se você é um investidor iniciante, lembre-se de não cometer erros dos investidores iniciantes.

Lembra-se que poderia perder todo o dinheiro que investiu em uma aplicação mal sucedida. Para evitar isso, vou lista aqui os 10 erros dos investidores iniciantes que você deve evitar:

Erro 1 – Investimento não é um jogo de apostas

Resultado de imagem para bet on investment

Não confunda jogo ou especulação com fazer um investimento. Por exemplo, se está escolhendo cegamente uma ação, sem nenhum fundamento isso não é investir.

Investir significa tomar uma decisão de forma confortável e preparado para ficar com este ativo por um bom tempo.

Erro 2 – Não pesquisar

Imagem relacionada

No processo de investimento é fundamental o estudo e pesquisa do ativo interessado. A pesquisa ajuda a entender um instrumento ou produto de investimento que esteja sondando.

Se estiver investindo em uma ação, por exemplo, deve pesquisar a empresa e seus planos de negócios.

Erro 3 – Não ter um horizonte de tempo

Resultado de imagem para time

Além disso, investir sem um horizonte de tempo é um grande “tiro no pé”. Vamos dizer que você esteja planejando poupar dinheiro para comprar uma casa, que poderia ser em um prazo de 5 anos.

Em outro cenário, está investindo para financiar a educação de uma criança pequena na faculdade, que é um investimento de longo prazo, 12 anos. Assim, é necessário encontrar investimentos adequados ao seu horizonte de tempo.

Erro 4 – Não equilibrar risco e retorno

Resultado de imagem para risk return

Lembre-se que o retorno esperado é proporcional ao risco. Se um investimento oferece retornos muito atraentes, olhe para o seu perfil de risco e veja quanto dinheiro poderia perder se as coisas derem errado.

E , jamais, invista mais do que você pode se dar ao luxo de perder.

Erro 5 – Esquecer sua própria aversão ao risco

Imagem relacionada

Não perca de vista a sua tolerância ao risco, ou a sua capacidade de assumir riscos. Vamos dizer que você é o tipo de investidor que “não tem estômago” para volatilidade dos altos e baixos do mercado de ações.

Neste caso talvez seria melhor investir em ações blue chip de uma empresa internacional, em vez de uma ação volátil de uma Empresa recém chegada ao mercado.

Erro 6 – Não diversificar

Resultado de imagem para asset allocation

Todo mundo já ouviu: não coloque todos os seus ovos em uma mesma cesta. A diversificação é uma maneira de evitar a superexposição a qualquer investimento.

Ter um portfólio composto com múltiplos investimentos nos protege caso um deles nos faça perder dinheiro. Ela também ajuda a proteger contra a volatilidade e movimentos de preços extremos em qualquer ativo.

Erro 7 – Não se deixe enganar por preços baixos

Imagem relacionada

Só porque você é capaz de comprar algo a um preço baixo, não o torna um bom investimento. O verdadeiro investimento é sobre encontrar o valor.

Uma ação a um preço relativamente alto ainda pode oferecer valor em termos de perspectivas de retorno. Uma ação de centavos pode ser atraente com base no preço, mas pode ser um investimento terrível no longo prazo.

Erro 8 – Lembre-se do imposto

Imagem relacionada

Tenha em mente as consequências tributárias antes de investir. Lembre-se que alguns investimentos tem isenção tributária, como Fundos de Investimentos Imobiliário (FII).

Antes de investir, observe qual será a sua rentabilidade após os impostos. Sempre leve em consideração:

  • O tipo de investimento;
  • A tributação;
  • O horizonte de tempo.

Erro 9 – Não ignore as taxas

Resultado de imagem para trader tax

Não pague mais do que o necessário em taxas de corretagem. Aqui no blog eu sempre alerto os leitores sobre o perigo de comprar e vender ação frequentemente. Ao longo do tempo, esse excesso de movimento diminui drasticamente seus retornos devido às taxas de corretagem.

Pesquise bem e encontre uma corretora que não cobra taxas excessivas. Isso proporcionará manter mais rentabilidade da sua aplicação.

Erro 10 – Nem todo mundo faz uma pesquisa completa

Imagem relacionada

Não aja com base na premissa de que os mercados são eficientes. Podemos SIM ganhar dinheiro através da identificação de bons investimentos.

Mas, isso não é uma tarefa fácil, uma vez que outros investidores tem acesso às mesmas informações. Por isso, é possível identificar bons investimentos, fazendo uma pesquisa minuciosa.

Conclusão: como evitar erros dos investidores iniciantes

Se você tem o dinheiro para investir e é capaz de evitar os 10 erros dos investidores iniciantes deste post, acredito que pode realmente fazer ótimos investimentos. E obter um boa rentabilidade sobre seus investimentos pode levá-lo mais perto de seus objetivos financeiros.

CLIQUE AQUI e conheça outros 10 erros comuns de investidores iniciantes.


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials cadastrando seu e-mail ao lado e receba nosso conteúdo exclusivo!


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE o conteúdo Financials nas redes sociais! Ajude outros investidores a saber como evitar erros dos investidores iniciantes!