Você já sabe como aumentar sua renda e viver de dividendos?

A maioria das pessoas que se autodenominam “investidores” realmente não são. Acredito que a maioria deles não conseguirão viver de dividendos.

O investidor mediano geralmente vira um especulador de mercado. Ele compra uma ação com a esperança de que em algum momento no futuro vai encontrar alguém que vai comprá-la por mais do que ele pagou. Ele está tentando “comprar na baixa e vender na alta”, certo?

Mas na verdade as pessoas não podem suportar a incerteza. Porém existe uma maneira mais fácil de gerar renda e viver de dividendos e rendimentos.

Muitos investidores ignoram o fato de que sua verdadeira riqueza é a sua renda. Aposto que você tem alguma ideia do saldo total de sua conta corrente. Mas provavelmente não pode citar os dividendos anuais que recebe da sua carteira de ações. Isso é um ponto cego da maioria dos investidores. E é um erro.

GERAÇÃO DE RENDA

viver de dividendos de ações

Você não deve medir sua riqueza pelo saldo de sua conta bancária, e sim, pela renda que ela gera. A renda é o recurso que precisamos pra viver. Renda é o que lhe dá a liberdade de desfrutar de seus dias, tirar férias, ou fornecer qualidade de vida para a sua família.

Quando compramos 100 ações de uma empresa que paga R$ 10,00 por ano em dividendos, acabamos de gerar R$10,00 por ano em renda. Com um pouco de perspicácia de investimento, esse fluxo de renda deve subir. Nossa maior dica é SEMPRE reinvestir os dividendos recebidos.

O dividendo é ainda mais do que apenas um fluxo de renda. Os dividendos são vitais para a rentabilidade global do seu portfólio de investimentos. De acordo com estudos, os dividendos representaram cerca de 43% do desempenho das ações no S&P 500 desde 1926.

Isso significa que se as ações tem um rendimento de 7% ao ano, cerca de 3% disso são dividendos.

VIVER DE DIVIDENDOS E O REINVESTIMENTO

viver de dividendos e rendimentosEssa diferença cresce ao longo do tempo (um efeito chamado “reinvestimento“). Um investidor que recebeu e reinvestiu dividendos desde 1940 até hoje teria ganho 10 vezes mais do que um investidor que recebeu os ganhos de capital em ações.

Simplificando, receber dividendos é exatamente o que o mercado de ações é.

Afinal, um dividendo não pode ser falsificado. As empresas podem empregar uma série de truques de contabilidade para aumentar seus ganhos. Eles podem chegar a novos grandes “planos estratégicos” para pintar um quadro brilhante para o futuro da empresa. Às vezes, alguns até se envolvem em fraude absoluta.

Mas um dividendo vem como dinheiro real, diretamente de uma conta bancária real. Somente empresas com sólida base financeira e lucros reais podem pagar dividendos. Concentrando-se em dividendos, você imediatamente ignora muitas ações do mercado.

E, concentrando-se em um número específico, pode ter certeza de que a empresa provavelmente vai continuar pagando o seu dividendo.

APRENDA A VIVER DE DIVIDENDOS

quanto investir para viver de dividendos

Para saber quanto a ação paga em dividendos basta procurar por seu “Dividend Yeld”. Esta é a porcentagem do lucro que a empresa paga como dividendos, geralmente em uma base anual. Você pode encontrar o DY para a maioria das ações no site Fundamentus.

Como regra geral, um Dividend Yeld na faixa de 15% a 30% sugere que a empresa paga um dividendo generoso e ainda deixa algum espaço em caixa no caso de flutuações de curto prazo do mercado.

Também é útil ler as declarações da administração para encontrar sua relação “direcionada” à pagamento de dividendos.

Se uma relação Dividend Yeld é muito elevada e faz você suspeitar, é um sinal para cavar mais fundo.

A relação de pagamento de dividendos pode dizer-lhe muito sobre um investimento, incluindo se a empresa oferece pagamentos consistentes. E isso é vital para quem quer ações para viver de dividendos.

Com os dividendos, acreditamos fielmente na construção de riqueza e uma aposentadoria extraordinária.

Clique aqui e saiba mais sobre como viver de dividendos de ações.


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials cadastrando seu e-mail ao lado e receba nosso conteúdo exclusivo!


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE o conteúdo Financials nas redes sociais! Ajude seus amigos a descobrir quanto investir para viver de dividendos!

Flavio Moura

Consultor Financeiro