Ativo x Passivo | A verdade que nem você gosta de ver

Ativo e passivo financeiro. Se você nunca ouviu falar sobre esses termos, é muito importante saber qual o real conceito de Ativo e Passivo quando falamos sobre finanças pessoais.

Eu acredito que muita gente confunde esse termo e acaba tendo uma visão deturpada do seu real patrimônio. No vídeo abaixo eu explico tudo:

O que é um ativo?

Resultado de imagem para money

Bom, vamos começar falando dos ativos! O que é um ativo? É um carro? É uma casa? Depende!

Ativo é tudo aquilo que gera uma renda pra você, tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso.

Um exemplo clássico é o da sua casa. Se você só tem a casa ou apartamento de moradia, esse bem não é considerado um ativo, e sim um passivo, porque você desembolsa dinheiro para manter a casa!

A casa só é um ativo quando ela está alugada, ou seja, ela vai te gerar um aluguel, vai colocar dinheiro no seu bolso. Aí sim, nesse caso é um ativo. 

O que é um passivo?

Imagem relacionada

Agora um passivo. Esse aqui eu duvido se você nunca bateu a mão no peito e falou que ele é um ativo! Que é seu patrimônio! Mas eu não quero te enganar, carro é um passivo!

Porque você só tira dinheiro do bolso pra manter ele certo?! Com os impostos, manutenção, multas, etc..

Mas olha só! O carro pode se transformar em um ativo sim! Se, por exemplo, você usa o carro para ganhar uma grana extra como motorista de aplicativo, nessa hora o carro vira um ativo, porque agora ele coloca dinheiro no seu bolso!

Ativo e passivo financeiro

Resultado de imagem para debt

Esse conceito de ativo e passivo financeiro conhecido no mundo todo foi desenvolvido por Robert Kiosaki, autor do livro pai rico pai pobre!

Eu espero mesmo que a partir de agora você não confunda mais esse conceito e faz até o seguinte.

Faz uma lista agora de tudo que te gera receita, renda, juros e faz uma lista de tudo que te tira dinheiro no bolso! Te garanto que vai levar é um susto ao ver sua realidade patrimonial!

Se ficou com alguma dúvida deixa seu comentário aqui abaixo que faço questão de te ajudar nessa nova jornada financeira! E nunca se esqueça que uma vida financeira inteligente é uma questão de escolha.