Como construir uma carteira de investimentos moderada? Veja essas dicas valiosas

Muitas dicas de investimento se concentram em apenas produzir grandes retornos para o menor risco possível. Mas e o outro lado da moeda? Como construir uma carteira de investimentos moderada ou de alto risco?

Tal carteira poderia ter uma promessa considerável de altos retornos acima do mercado. Mas os investidores precisam manter algumas ideias em mente ao abordar esse tipo de estilo de investimento.

Por que procurar risco?

Imagem relacionada

A ligação entre risco e retorno nem sempre é perfeita ou previsível, mas há uma correlação testada ao longo do tempo. Se os investidores querem maiores retornos, eles devem estar dispostos a assumir maior risco.

Dito de outra forma, se um investidor pode aceitar um risco maior, também poderá obter retornos potencialmente maiores.

Um portfólio de baixo risco com alto retorno quase sempre é caracterizado como uma bolha ou fraude. Além disso, nem todo risco é ruim para um investidor. O segredo está em assumir os riscos corretos.

Afinal, o risco só se torna problemático se, ou quando, um investidor estiver errado. Existem também diferentes ideias de risco. Manter toda a carteira em caixa é bastante arriscado se esse dinheiro estiver sendo corroído pela inflação.

Muitas vezes as grandes instituições ou fundos de investimento não podem suportar riscos de ativos com baixa liquidez. Essa barreira é muito menor para um investidor de longo prazo.

Mesmo um pequeno fundo pode não conseguir investir em ações de R$20,00 que comercializam 50 mil ações por dia.

Da mesma forma, muitos investidores institucionais não podem investir em ações de baixo custo, mas os indivíduos não possuem tais restrições.

Volatilidade

carteira de investimentos bem diversificada deve conter

Também é importante entender outro detalhe chave das carteiras de “alto risco”: a volatilidade não é um risco. Muitos acadêmicos e participantes do mercado usam a volatilidade como um proxy para o risco (beta , por exemplo), mas, em muitos aspectos, a volatilidade é um pouco análogo ao risco.

O risco para a maioria dos investidores é a probabilidade de perda ou a probabilidade de um ativo (ou carteira de ativos) fornecer menos do que o retorno esperado.

Algumas ações podem atravessar períodos de alta e baixa, mas ainda produzem bonitas recompensas para os investidores. Em outros casos, algumas ações apenas são esquecidas de forma silenciosa e constante.

Em muitos aspectos a volatilidade é como a turbulência em um voo de avião, enquanto o risco é a chance real de queda.

Nem todo o risco é igual

carteira de investimentos diversificada

Um dos conceitos mais importantes na construção de uma carteira de investimentos moderada é que nem todos os riscos são os mesmos.

Um corolário próximo é que os investidores só devem procurar os riscos inteligentes. Ou seja, os riscos que eles são compensados ​​por tomar.

Por exemplo, investir em empresas à beira da falência quase nunca compensa. Sim, as ações são negociadas por centavos e as empresas muitas vezes sobrevivem, mas o processo de falência quase sempre faz os investidores perderem todo capital. Não há espaço suficiente no “quase” para validar o risco.

Os investidores também devem se proteger contra a preguiça e a complacência. Investimentos de alto risco exigem capacidade de resposta e atenção aos detalhes.

Então, ao construir um portfólio sem uma diligência rigorosa e, em seguida, ignorá-lo é certamente um investimento de alto risco. Não é um tipo de risco que ganhará recompensas extras.

Os investidores que buscam riscos também precisam ser inteligentes sobre alavancagem. É bom usar alavancagem para aumentar o potencial de retorno de um portfólio. Mas os investidores devem ter o cuidado de limitar suas perdas máximas.

Tipos de Carteiras de Alto Risco

Carteira Concentrada

carteira de investimentos o que é

É possível criar uma carteira de investimentos moderada sem alterar os estilos de investimento. Investir fortemente em um único setor/indústria pode certamente aumentar o risco e aumentar o potencial de retorno.

Os investidores compraram muitas ações de tecnologia durante o final dos anos 1990 (e saiu no tempo) fez muito bem. Assim como os investidores que sabem entrar no momento certo das ações cíclicas de commodities.

Talvez não seja preciso dizer, mas essa estratégia se baseia em realmente entender bem um setor e ter um bom senso do ciclo econômico. Da mesma forma, é importante ter um bom senso de psicologia e humor do mercado. O excesso de peso de um setor impopular não é suscetível de aumentar os retornos.

Carteira Momentânea

Resultado de imagem para risk investments

É outra opção de carteira de investimentos moderada ou de alto risco. A ideia básica é investir em ações que já apresentam uma forte oscilação de preço.

O risco desta estratégia é muitas vezes devido aos indicadores de valuation já estarem acima da média. Isso é comum com ações populares que muitas vezes estão negociadas “muito cara” ou “extremamente cara” antes de cair.

Essa carteira exige uma forte disciplina de venda (usando perdas de stop-loss quando as ações caem, por exemplo). Os investidores também podem procurar diversificar em todos os setores para reduzir o risco total da carteira.

Neste caso um declínio geral do mercado atingirá todo o portfólio, a menos que o investidor seja ágil o suficiente para sair antes da queda.

Carteira Penny Stocks

Imagem relacionada

As penny stocks são ações que normalmente são negociadas fora das principais Bolsas de Valores, devido ao seu baixo preço e reduzida capitalização de mercado.

Essas ações são consideradas altamente especulativas e de alto risco, porque têm pouca liquidez, spreads elevados entre a cotação de compra-venda, baixa capitalização de mercado e poucas informações.

O termo penny stock evoluiu ao longo do tempo. No passado, eram todas as ações que valiam menos de 1 dólar. Contudo, o SEC modificou a definição para incluir todas as ações com uma cotação inferior a 5 dólares.

Embora essas sejam questões válidas, às vezes os enormes riscos desse tipo de investimento são remunerados. As penny stocks exige compromisso excepcional de due diligence e diversificação podendo ajudar a reduzir os riscos.

Carteira de Empresas Emergentes

Resultado de imagem para risk investments

Os investidores que buscam riscos também colocar boa parte do capital em empresas de tecnologia emergentes. Na melhor das hipóteses, essas empresas podem oferecer aos investidores algo próximo a uma oportunidade de “sair na frente” em novas tecnologias e produtos.

Mais uma vez a  diversificação é importante. Os investidores devem ser pacientes e dispostos a aceitar uma rentabilidade baixa, à medida que a maioria das empresas de tecnologia emergentes falham.

Também devem se concentrar em empresas que tenham boa gestão de caixa, já que muitas delas queimam todo o investimento de forma rápida.

Carteira de Moedas, Futuros e Opções

Resultado de imagem para risk investments

Moedas, futuros e opções é o poder de alavancagem. O comércio de moeda e futuros exige uma mistura incomum de agilidade, paciência e autoconfiança.

Futuros, como opções, também são diferentes das ações, dado que um investidor não deve apenas obter a direção correta, mas o movimento antecipado deve ocorrer antes do término do contrato.

Dada a alavanca das opções, elas podem ser uma maneira relativamente direta de se mover para a curva de risco/retorno.

As estratégias de opções são de alto risco e podem trazer grandes ganhos. Mas apenas em circunstâncias relativamente limitadas.

Carteira de investimentos moderada

como diversificar a carteira de investimentos

Os investidores com capacidade financeira de assumir alto risco não devem evitar isso. Ao longo do tempo, o comportamento inteligente e disciplinado de busca de risco pode produzir retornos substancialmente acima da média.

A chave, no entanto, é “inteligência” e “disciplina“. Os investidores devem procurar os riscos que podem levar a melhor retorno e evitar (ou minimizar) os riscos que não adicionam ganho de capital.

Ainda está com duvidas sobre carteira de investimentos moderada? CLIQUE AQUI e veja mais.


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials se cadastrando na nossa Newsletters! Fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a conhecer o que é uma carteira de investimentos moderada!