Como ensinar educação financeira para seus filhos nas 3 fases de vida!

Nas minhas consultorias financeiras eu me deparo, quase sempre, com a falta de educação financeira para filhos. Não que seja algo consciente dos pais. Em sua maioria estão apenas replicando o modelo de dinheiro que foi ensinado em sua infância também.

Quando eu questiona qual o nível de escolaridade que desejam aos filhos, eles desejam colocá-los nas melhores escolas e faculdades que podem pagar. A única área frequentemente negligenciada, no entanto, é a educação financeira.

Independentemente de quantos anos seus filhos podem ter, nunca é cedo ou tarde demais para começar a transmitir princípios financeiros sólidos. Com esses ensinamentos um dia eles poderão obter a sonhada independência financeira.

Muitas pessoas podem se lembrar de sua avó dizendo: “Dinheiro não nasce em árvore”. Esse simples preceito financeiro nos leva a uma programação financeira negativa: o dinheiro é difícil de ganhar ou achar.

As primeiras lições financeiras devem ser ensinada com sabedoria aos seus filhos. Durante a vida esses preceitos mudam para outros mais complexos à medida que as crianças crescem. Para melhor compreensão dos conceitos vou dividir em três fases esses ensinamentos de educação financeira para filhos.

Fase 1 – Pré-escola: gastar, poupar e compartilhar

educação financeira para os filhos

Alunos do jardim de infância devem começar a aprender que o dinheiro pode ser gasto, poupado ou compartilhado.

  • Os gastos devem ser feitos com cuidado. Você tem que fazer escolhas sobre como gasta seu dinheiro, porque uma vez gasto, ele se foi.
  • Economizar dinheiro deve se tornar um hábito. Você não pode sempre ter tudo o que deseja imediatamente. Então comece com um cofrinho até que eles tenham idade suficiente para abrir uma conta poupança. Ensine-lhes que o dinheiro pode crescer de forma constante ao longo do tempo.
  • O compartilhamento, ou abundância, deve ser feito com alegria. O dinheiro não é um fim. Deve ser usado para coisas importantes na vida e nada é mais poderoso que ajudar pessoas com seu dinheiro e fazer um mundo melhor com ele.

Fase 2 – Escola primária: construindo bons hábitos

educação financeira para quem ganha pouco

É fácil analisar o quanto os filhos crescidos são capazes de aprender. Se o aluno da terceira série consegue lidar com uma divisão matemática complexa e a sétima série o surpreende com a tarefa de álgebra, eles certamente podem entender os princípios fundamentais da educação financeira. Durante a escola primária, ensine seus filhos o seguinte:

  • Aprendendo a lidar com uma mesada. Uma mesada só funciona se você é rígido e só dá aos seus filhos uma certa quantia. Se eles podem gastar tudo e depois ganhar mais, isso não faz sentido como uma ferramenta de ensino.
  • Percebendo o valor de um real pelo trabalho duro. Vincular sua mesada a tarefas impede que as crianças tenham uma mentalidade criativa e incentiva idéias para ganhar um pouco mais. Muitos empreendedores de sucesso começaram jovens com pequenos negócios próprios.
  • Definir metas e economizar para o crescimento financeiro. Quanto mais cedo você economizar, mais rápido seu dinheiro poderá crescer através da mágica dos juros compostos.
  • Criando e implementando um orçamento financeiro. Sente-se com eles e trabalhe em um plano com o que eles vão fazer com cada centavo do seu dinheiro. Mostre-lhes como funciona e ajude-os a se empolgar com o que conseguirem adquirir com o plano financeiro.
  • Tornando-se um consumidor mais inteligente. Ensine-os a fazer compras de comparação. Eles aprenderão rapidamente a nunca pular na primeira opção até que tenham feito pesquisas.
  • Incluindo benevolência nas finanças. As crianças precisam ser ensinadas a dar aos outros de maneiras que realmente ajudem as pessoas. Ensine sobre o conceito de reciprocidade e abundância.

Fase 3 – Ensino Médio: ideias financeiras complexas

educação financeira para toda a vida

Quando estiverem prontos para deixar sair de casa, você quer que seus filhos estejam equipados para sobreviver no mundo. Antes de sair para a faculdade ou ganhar o primeiro salário, eles precisam aprender:

  • Um orçamento. Se você os ensinou bem, eles devem ter um em todos os momentos.
  • Alguns avisos claros sobre as armadilhas de crédito. Se seus filhos forem para a faculdade, eles serão recebidos em seu primeiro dia no campus por pessoas oferecendo-lhes camisetas e músicas grátis para ter em um cartão de crédito. Os cartões de crédito quase sempre acabam sendo usados ​​por estudantes universitários para a compra por impulso, e é uma enorme armadilha que leva os jovens a um ciclo de dívidas.
  • Um plano de aposentadoria. O melhor conselho que você receberá sobre o investimento é começar cedo. Talvez tenha começado tarde na vida, mas pode mudar isso para seus filhos com a educação correta. Eles devem contribuir para um plano de aposentadoria desde o primeiro salário.

Como ensinar educação financeira para filhos? Lidere pelo exemplo

educação financeira para uma melhor qualidade de vida

Como estão suas finanças hoje? Você está fazendo as coisas que precisa fazer para chegar onde deseja?

Nossos filhos estão nos observando o tempo todo! Então nós os ensinamos mais pelo exemplo do que pelas coisas que dizemos. Conversar com seus filhos sobre dinheiro, comprar livros ou inscrevê-los em curso são coisas boas para fazer! VEJA AQUI UM CURSO ESPECIALIZADO PARA FINANÇAS INFANTIS!

Se você não vive sua própria vida pelos mesmos princípios importantes, vai parecer um conselho vazio.

Ainda está com dúvidas sobre educação financeira para filhos? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS 7 DICAS!


Gostou do meu artigo? Seja um membro Financials se cadastrando na minha Newsletters! Fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE meu conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a ensinar educação financeira para filhos!